RSS

Vítimas do Silêncio – Janethe Fontes





FICHA TÉCNICA:
Editora: Universo dos Livros
Assunto: Psicologia
ISBN: 9788599187746
Tipo de Capa: BROCHURA
Edição: 1
Número de Páginas: 192
       Mais uma parceria foi confirmada aqui no Blog Mundo Sobre Linhas, trazendo para vocês mais um talento nacional. Janethe Fontes, escreveu o Livro Vítimas do Silêncio, uma obra espetacular. Tive a oportunidade de ler ele e fiquei maravilhada quando terminei. Pois o tema abordado por Janethe é tão real com as pessoas de hoje em dia, que sua obra de certa forma nos abre os olhos para o que acontece aos nosso redor.
Vítimas do Silêncio é muito triste e com cenas um poucos forte. Relata o que muitas pessoas no mundo inteiro passam. O Estupro está no dia-a-dia de muitas pessoas, mas nem sempre as pessoas tem os olhos abertos para reconhecer tal situação ou  muitas vezes tem medo de enxergar aquilo que acontece até dentro de casa. Agüentando silenciosamente estes abusos por medo.
Janethe Fontes tenta nos transmitir uma mensagem com seu livro, nunca devemos nos tornar vítimas do nosso silêncio, pois isso pode modificar muito o nosso futuro, e muitas vezes ficamos com traumas. Muitas vezes essas vítimas ficam caladas, com medo de falar a verdade, tanto por preconceito, ameaças, vergonha ou por causa das suas família.
No epílogo do livro, fiquei surpresa com as estatística ali mostradas, pois muitas vezes este tipo de informação é distorcida pela sociedade.
__
“Segundo a Anistia Internacional, com bases em dados da ONU (Organização das Nações Unidas), da OMS (Organização Mundial as Saúde) e de organizações governamentais e não governamentais, em relatório divulgado em 5 de março de 2004:
  • Em todo o mundo, um quinto das mulheres foi vítima ou de tentativa desse tipo de crime. E a pratica se transformou até mesmo em uma arma de guerra.
  • Mais de um bilhão de mulheres – uma em cada três – foi espancada, forçada a manter relações sexuais ou sofreu outro tipo de abuso, quase sempre cometido por amigo ou parente.
  • Na África do Sul, um mito diz que para um homem se curar da AIDS, tem de ter sexo com uma virgem e que, quanto mais jovem for a virgem, mais potente é a cura. Isso acarreta o estupro de 147 mulheres todos os dias.
  • Nos EUA, uma mulher é estuprada a cada 90 segundos.
  • Na França, 25 mil mulheres são estupradas por ano.
  • As mulheres latinas, particularmente as brasileiras e argentinas, são as mais expostas a crimes sexuais no mundo. Cerca de 70% dos casos de violência são estupros, tentativas de estupro e outras agressões sexuais.
  • No Brasil, a OMS constatou que 10% das mulheres na área urbana e 14% na área rural já foram forçadas a praticas sexuais degradantes ou humilhantes por medo do que o parceiro pudesse fazer. Mas, segundo a Unifesp, apenas 10% dos casos de estupro são registrados na policia."

Vítimas do Silêncio – Janethe Fontes
__
              Margarida sofreu muito em sua juventude, moça simples que perdeu o pai e agora mora com a mãe, o padrasto e sua irmã mais nova, são moradores da agitada São Paulo. Guida para os mais chegados, se tornou vítima do seu silêncio, seu padrasto que até então era um sujeito de certa forma certo, mudou as atitudes que eram transferidas para ela, quando ela entrou em seus 15/16 anos de idade. Seu padrasto era um homem viciado em bebida, e quando estava bêbado ficava pior do que são, de forma que Guida não conseguiu se proteger, em uma noite calma, enquanto sua mãe estava internada no hospital da região, ela foi estuprada por seu padrasto. Nossa história começa quando Guida resolve enfim sair de casa por causa do acontecido, pois não queria falar para ninguém o que ocorreu e muito menos contar para sua mãe, já que o homem era marido de sua mãe e pai de sua irmã querida. Então ela resolve sair de São Paulo e vem para Gramados – RS. Aonde a irmã de sua mãe mora com os filhos e o marido. Depois de muito sofrimento, enfim ela consegue um pouco de felicidade, pois sua tia apesar de não saber o motivo de sua “visita”, a acolhe em seu lar. Após alguns meses morando com a família de sua tia, ela se apega bastante aos primos, pois agora estava tendo um pouco de felicidade, amor e carinho em um lar.
Alguns meses depois Guida percebe que o mesmo apego que tinha por seus primos era bem diferente do sentimento que estava crescendo dentro dela em relação ao seu primo Marcos, e com ele o mesmo estava acontecendo. Mas como eram primos e Marcos tinha uma noiva ( apesar de a menina morar em Londres por causa dos estudos ), resolveram então tentar evitar este sentimento novo e especial. Mas nós nunca mandamos no coração, não é mesmo. Marcos não agüentou ficar perto de Guida sem ter nenhum contato físico e muito menos não poder expressar o que estava sentindo, já que o que ele sentia por Guida era bem maior do que sentia por sua Noiva. Uma noite, ah e que noite. Os pais de Marcos tiveram que viajar as pressas e deixaram o casal na casa, mesmo com os avisos da mãe, Marcos resolve procurar a prima, pois naquele dia ela estava estranha com ele, e assim eles consumaram o seu “amor”.
No dia seguinte, o destino de Guida já estava mudado completamente. Sua mãe aparece e diz que se separou do padrasto … Então elas voltam a morar juntas na antiga casa da avó de Guida(em Gramados). Não se passam uns bom meses de felicidade completa com sua mãe e irmã,  e o canalha do padrasto volta para elas. A mãe de Guida resolve dar uma segunda chance, e com esta segunda chance Guida volta para São Paulo, sozinha e com um coração partido, pois os pais de Marcos mandaram ele para Londres, para estudar, de forma que Guida ficou uns bons anos sem falar com ele.
Em São Paulo, Guida acaba trabalhando como “babá” para um rapaz que tinha ficado Paraplégico. Willian até então estava muito rebelde, infeliz com a vida e nenhuma enfermeira tinha durado mais de uma semana com ele. Mas quando Will coloca seus lindos olhos azuis em Guida, algo dentro dele muda … O amor e primeira vista é lindo, não … Ele então começa a voltar a “viver”, voltou a fazer fisioterapia, e Guida como era cabeça dura e teimosa conseguiu tirar ele de casa para passear  …
Alguns meses de passaram e ela continuou trabalhando para a Família Fraga … Mas a pobre garota tinha de contar um segredo para eles, pois dali a alguns meses ela não poderia trabalhar … Estava grávida de Marcos … A família muito feliz com a força de vontade de Willian e já suspeitando daquela “barriga pontuda”, estavam mais ou menos cientes da situação, e Willian como a cada dia se apaixonava mais por Guida, nunca que deixaria ela passar por dificuldades quando a criança nascesse … Alguns anos depois … Estes anos na vida de Guida foram os mais felizes … Pois apesar de Willian até então não ter se expressado em relação aos seus sentimentos, continuava ao lado de Guida e Guida ao lado dele … Guida se formou em Advogada … Começou a trabalhar no ramo, e tudo ia às mil maravilhas  …
Bons tempos aqueles … Até que Guida recebe a noticia de que sua mãe estava com câncer e em estado terminal … ( seus últimos dias) … Desde jovem, quando Guida havia voltado a SP, nunca mais tinha retornado para ver a mãe e a irmã … Sua mãe morre … Guida volta para SP, com a consciência pesada, não conseguiu trazer sua irmã de Gramados, ela ficou com o pai … Será que mais um vítima será formada? Será que o próprio pai terá coragem de abusar de sua única filha … Guida terá que fazer muitas escolhas dali para frente … Sua irmã querida se tornará mais uma vítima?
            Bem gente, o livro em si não é muito grande, mas a história é tão emocionante que parece que nunca irá acabar … Apesar do assunto ser triste, pois o abuso sexual acontece muito dentro das casas de família, a história de Guida é linda (em algumas partes) … Apesar de todo o sofrimento que ela tem que passar … Finalmente ela consegue colocar a cabeça no travesseiro e fechar os olhos com tranqüilidade … Pois justiça será feita …
Janethe … eu queria dar meus Parabéns … Pois eu amei … Fiquei triste na hora, mas mesmo depois de as páginas estarem fechadas, eu ainda me lembro de tudo … Cada situação que os personagens passaram …
A autora:
BLOG DA AUTORA: AQUI!
__
Após alguns e-mail trocados com a autora, ela irá disponibilizar um exemplar para sorteio … Então fiquem atentos … Por que está semana eu coloco a promoção aqui no blog …

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

13 comentários:

MARCINHOW disse...

Ah, pensei que o meu ia chegar ontem, mais não chegou... vamos ver se chega hoje, gosto de livros tristes...

Paola Cariello disse...

Cara, a estatística assusta mt, e infelizmente é uma realidade =/

Querooo Leeeeer *-*

Anônimo disse...

Hum.. Muito Ferah essa resenha e o livro.
Quero ganhar ele '-'

Thiago Manchester disse...

Achei a arte da capa do livro muito impressionante... Pela resenha, promete ser uma ótima história...

Fê Alves disse...

to louca pra ler esse livro, infelizmente, a violência contra a mulher é uma realidade e precisamos lutar contra isso!

Lariane disse...

eu querooo o/

Leninha Sempre Romântica disse...

Esse é aquele tipo de livro que merece um espaço na minha estante, e um livro que me parece bastante denso, do jeitinho que eu gosto!

Sheila Comar disse...

Esse tema é um pouco forte p/ mim, não sei mas coisas relacionadas a abuso parecem uma coisa tão perversa e pesada p/ mim...
É um tema q geralmente eu evito, mas o livro parece ser muito bom e eu acho q devo ler.

Luciana Duarte disse...

É um tema forte, pesado, mas ainda assim muito me interessa, tanto em livros, quanto em filmes. Estou doida para ler!!!

pãm disse...

Me interessou muito este livro. Parabéns pela resenha. Estou louca pra ler!

Camila disse...

Apesar de não chegar a 200 páginas, já vi outras resenhas sobre esse livro ele me parece promissor...e impactante!

Anônimo disse...

O livro Vítimas do Silêncio é especial justamemte porque apesar de ser um romance, trata de algo que pode acontecer com qualquer mulher, em qualquer lugar.
Bem escrito, bem trabalhado, muito bom de ser lido e relido. Amei!

Fábia Rodrigues

Anônimo disse...

Genteeeeeeee! Qual o nome da musica tema da Guida e Will?????

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Visitas